Panelinha da animação
Hora de sonhar
Qual caminho seguir? Sonho? Pesadelo? Ambos? A verdade é que, com um prazo apertado para a entrega final, a equipe teve que tomar decisões rápidas, evitando perder muito tempo em qualquer etapa. Por isso, o grupo descartou ideias complexas e seguiu com um roteiro simples, mas minimamente estruturado, que atendesse o tema do concurso.
Na história, acompanhamos uma criança com insônia que tenta dormir contando carneirinhos, porém a contagem é interrompida quando um dos carneiros se empolga mais do que deveria. Ele usa uma vara de salto em altura para pular a cerca, mas acaba sendo projetado para fora da imaginação. O carneiro se materializa no quarto e berra, nesse momento, o berro se mistura com o som de alarme do celular. A criança, se dando conta de que foi tudo um sonho, acorda exausta, mas volta a dormir. No entanto, vemos que o carneiro ainda está no quarto. Ele berra e a câmera fecha.
Sem tempo para cochilo
O grupo estando de acordo com a história, foi esquematizada uma linha de produção e cada membro ficou responsável por uma etapa: lineart, colorização, arte final, montagem e sonorização. Como Murilo Lopes, do Muramute Estúdio Criativo, já tinha produzido o roteiro e o storyboard, também assumiu a produção do lineart. Com o prazo estava apertado e as outras etapas dependiam do lineart para prosseguir, o design do carneiro* foi simplificado. A parte da lã foi representado por uma massa volumosa branca, enquanto patas, cabeça e orelhas foram simplificados para formas pretas. Simples, mas eficaz e ágil.
*Curiosidade: nos bastidores, foi definido que o carneiro principal é fêmea e seu nome é Fátima.
Quanto ao design da criança e dos cenários, tudo foi simplificado. Nada muito elaborado, apenas que atendesse a história e não destoasse da direção guiou que o desgin dos carneiros. Produzidas as linearts, foi hora dos dois Lucas – Oliveira e Navarro – assumirem a arte final. As cores vibrantes e constrastantes, as formas saindo levemente dos limites das linhas e a leve textura nas cores foram escolhas inspiradas dos curtas clássicos de A Pantera Cor-de-Rosa.
O carneiro pulou da Panela
As etapas de sonorização e montagem ficara a cargo de Bianca Agostino e Kevin Dutra. O curta foi entregue para avaliação dos jurados e exibido junto dos outros concorrentes pelo canal do Projeto Anima Jam. Também publicamos no canal do Muramute Estúdio Criativo:
Ficha Técnica
Engenharia de Som e Documentação
Bianca Agostino
Montagem e Pós-Produção
Kevin Dutra
Direção de arte, cor e Arte final
Lucas Navarro
Direção de arte e cor
Lucas Oliveira
Roteiro, Storyboard, Lineart e Direção Geral
Murilo Lopes
Classificação
3AM concorreu com outros 85 curtas inscritos e, com uma pontuação de 40,17, atinguiu a sétima colocação na categoria Melhor Curta Universitário do 6° Projeto Anima Jam em 2024. Um resultado extremamente satisfatório para a equipe Panela Animada por sua primeira produção e participação em eventos de animação.
Materializando…
A experiência de produzir um curta origina é gratificante, mas não acaba na animação! O curta 3AM inspirou uma escultura digital do momento-chave em que a protagonista finca a vara no chão para realizar seu salto. O arquivo .STL desse modelo 3D está disponível para aquisição no perfil do Muramute Estúdio Criativo na plataforma Cults 3D. Clique no banner e confira!