Durante a noite, no shopping…
“Manequim” é um projeto brasileiro de animação idealizado por Murilo Lopes durante sua pós-graduação em Animação e Cenários Digitais.
A série acompanha as trapalhadas de um manequim, que desperta durante as noites e perambula pelas galerias de um shopping, enquanto tenta passar despercebido pelo vigia noturno.
Premissa simples, narrativa dinâmica, humor descontraído e escolhas propositais de personagens e ambientação são alguns dos fatores que contribuem para o potencial que Manequim tem como franquia.
…um manequim desperta…
O foco da história é o protagonista e como ele lida com as situações propostas, partindo de sua maneira ingênua de perceber o mundo. Uma manobra para se conectar com o público infantil, pois a personagem é a personificação da ingenuidade e do entusiasmo característicos de uma criança. Portanto, existem momentos em que a câmera aborda a perspectiva da personagem para aproximar o público da história.
As decisões para o seu design partem do entendimento da finalidade de um manequim. Essa representação de um ser humano deve ter feições genéricas, sem muitos detalhes, e seu tipo físico segue uma padronização abrangente. Apesar de não sintetizar em absoluto a forma humana, deve servir para uma melhor visualização dos produtos que expõe e facilitar identificação pelo público.
Porém, uma aparência genérica não é uma qualidade para um protagonista. Um tipo heróico e atlético baseou a busca de referências para as formas do manequim, mas considerando uma abordagem cômica e inocente, principalmente em suas expressões faciais.
Com tudo isso em mente, foram feitas explorações em busca por um rosto considerado genérico, mas que dê uma identidade digna de um protagonista ingênuo e expressivo.
É um desafio elaborar um design que transite com naturalidade entre o expressivo e o inexpressivo. Apesar de ser curioso e um tanto desengonçado na maneira de se mover, ele ainda tem que ser um boneco de plástico. Para deixar claro que ele não é um ser humano, pupilas, narinas e ouvidos foram descartados. Seu cabelo continua na curva do formato da cabeça. Suas expressões vêm através do sorriso e das sobrancelhas exageradamente curvas.
…mas o vigia está alerta!
É importante pontuar que a personagem do vigia noturno não é um vilão, mas sim alguém que reage ao caos instaurado pelo protagonista desastrado.
As decisões no design do vigia foram na direção contrária do protagonista. Enquanto o Manequim é alto, alongado e curvilíneo, o vigia deve ser baixo, compacto e quadrado. Esse contraste visual entre os personagens ajudam a estabelecer ainda mais a dinâmica desejada entre perseguidor e perseguido.
Lembrando que o Vigia não deve ser vilanesco. Então, por mais que ele seja fisicamente oposto ao manequim, seu design ainda pode – e deve – despertar simpatia.
Identidade do projeto
Mesmo com cada episódio tendo um arco narrativo individual se desdobrando em algum ambiente ou tema específico nesse universo do shopping, a dinâmica entre manequim e vigia é o ponto-chave para a narrativa e serve de fio condutor comum entre os episódios. Assim como nas animações em que esse projeto é inspirado, como Tom & Jerry e Papa-léguas, esse antagonismo é crucial para a proposta da série.
O manequim é um agente do caos, agindo de forma espontânea, não para prejudicar propositalmente o seu perseguidor, mas para satisfazer sua curiosidade ingênua. Enquanto isso, o vigia é o agente regulador que, mesmo sem saber quem – ou o que – está de fato perseguindo, tenta frustradamente flagrá-lo, pois é esse o seu trabalho.
Manequim é pensado em forma de animação justamente por essa técnica permitir a realização do impossível. A animação cartunizada deixa o produto mais palatável para o público, além de ajustar o tom das tramas e aproveitar conceitos de animações da era de ouro, homenegeando-as.
Também refereciando os cartoons clássicos, Manequim se apoia na comunicação não-verbal. Toda informação que é essencial à história é transmitida no gestual e nas ações das personagens, raras são as vezes em que algo é falado de fato. A narrativa é feita de forma visual e dinâmica, apoiando-se em recursos como tempo, encenação e expressão – que são alguns dos doze princípios da animação.
Falando sobre encenação, a escolha das cores para os personagens é direcionada a fim de facilitar a identificação dos atores na cena. A ambientação abusará de cores mais escuras, proporcionando uma atmosfera noturna. Sendo assim, o protagonista traz o amarelo para se destacar do ambiente. No caso do vigia, o recurso da lanterna que ele carrega em suas rondas, sendo uma fonte de iluminação alternativa, permite que ele use uma paleta de cores menos contrastante com o cenário.
Episódio-piloto
A princípio, o planejado é que “Manequim” tenha uma primeiraleva de oito episódios. A duração individual estimada é de três a cinco minutos, considerando os créditos finais. Com enredos distintos, cada episódio se passa em um ambiente comum de um shopping center, como praça de alimentação, banheiro e estacionamento. O tema do episódio também pode ser definido por um padrão de comércio, como loja de artigos esportivos, artigos para pets ou roupas e acessórios de alta classe.
Intitulado “Herói de ação”, o primeiro episódio começa com o manequim andando pelo andar do cinema. Ele vê cartazes dos filmes em exibição e se empolga com um em específico: “Carateca – O Combatente do Crime”, se imaginando como o protagonista do filme. No meio de sua empolgação, ele quase é flagrado em movimento pelo vigia. No entanto, é confundido como parte de conteúdo promocional do cinema.
O vigia volta à sua ronda, seguido de perto pelo manequim, que quase é pego novamente. Nesse momento, o vigia é distraído por um barulho e encontra dois ladrões invadindo uma joalheria. Ele avança contra os bandidos, mas acaba rendido.
Manequim, que testemunhou tudo, decide intervir, agindo como um herói carateca. Consequência de seu ataque atrapalhado, sua cabeça se solta, o que assusta um dos ladrões. O outro tenta correr, mas o manequim arremessa um de seus braços na direção do fugitivo e o derruba com o golpe.
Quando o vigia consegue se libertar das amarras e da venda, ele encontra com os dois bandidos rendidos a sua frente, sem entender como tudo aconteceu.
O episódio acaba com a polícia chegando no shopping. Manequim está no telhado, se sentindo um grande herói.
Definido o arco narrativo e o roteiro do episódio-piloto, foi produzido o storyboard para ajustar toda a sequência visual e, em seguida, o animatic para ajustar o ritmo da animação, servindo como uma prévia do que virá a ser o produto final. Vale avisar que as narrações dos cartazes e sinalizações foram incluídos no áudio deste animatic apenas com a finalidade de emular um sentimento nostálgico de quando assistíamos uma produção estrangeira e a localização de textos e placas era feita por um narrador para a audiência não perder o entendimento, mesmo sem conhecer a língua original.
Grande inauguração
“Manequim” está em produção e não tem previsão de estreia.